Tauá: moradores da localidade de Junco fazem mutirão após um mês sem a coleta de lixo pela Prefeitura

Publicado em: 01/10/2018 09:10:39
Tag(s): Mutirão, Lixo, Comunidade, Junco, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

Moradores da localidade de Junco, distante aproximadamente 9km da cidade de Tauá, realizaram um mutirão na tarde do último sábado, 29, para a retirada do lixo acumulado nas residências e as margens da estrada que corta a comunidade.

O trabalho foi realizado após cerca de um mês de espera pela coleta do lixo feita pela Prefeitura, que enviava um veículo uma vez por semana.

Utilizando o trator pertencente a Associação Comunitária, os resíduos sólidos foram coletados nas residências, levados para um local próximo, onde os moradores atearam fogo ao lixo, mesmo reconhecendo não ser essa a medida correta, mas para evitar maiores danos ao meio ambiente e a saúde dos moradores.

Rapidamente a carroceria do trator ficou cheia de lixo, numa comprovação da gravidade do problema.

Consciência e organização

A comunidade de Junco é tida como uma das mais conscientes e organizadas do município de Tauá e quando faltam as ações do poder público, os moradores se unem em busca da solução dos problemas que afligem as famílias do local.

Em 2017, quando o poço profundo que abastecia a comunidade secou, os habitantes reivindicaram da Prefeitura, a perfuração de um outro poço, mas como não foram atendidos, fizeram uma vaquinha, contrataram uma empresa e o poço foi cavado, apresentando uma vazão de aproximadamente 11 mil litros/hora.