Tauá: 30% dos ônibus escolares estão quebrados

Publicado em: 12/09/2017 20:36:00
Tag(s): Frota, Ônibus escolares, Quebrada, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

A situação do transporte escolar do município de Tauá foi exposta na sessão da Câmara Municipal de Tauá realizada nesta segunda-feira, 11, pela vereadora Fátima Veloso, PSD, e ganhou corpo das redes sociais nesta terça-feira, 12, pela dimensão do problema. Segundo a vereadora, 5 ônibus escolares estão quebrados há vários dias em uma oficina mecânica situada na Av. Chermont Alves de Oliveira, prejudicando centenas de estudantes em várias rotas.

Já nas redes sociais, foram publicadas hoje(12/09), imagens de mais 3 ônibus escolares parados na garagem da Secretaria de Educação. Como os pneus dos coletivos estão secos indica que também não estão transportando os alunos.

Micro-ônibus recolhidos à garagem da Sec. de Educação.

Diariamente surgem reclamações nas emissoras de rádio de Tauá sobre a falta de transporte escolar para conduzir os alunos às escolas da zona rural do município.

Alunos ficaram sem transporte 47 vezes na zona rural

Uma situação emblemática ocorreu em uma rota de transporte escolar dos distritos Trici/Santa Tereza. Segundo o líder comunitário da localidade de Baixa Fechada, Gilliard Torres, que tem uma filha matriculada na Escola Josefa Pereira de Sena, na localidade de Santa Luzia, é constante a falta do transporte escolar deixando os alunos a pé. Ele disse que foi até a Escola e fez um levantamento junto ao núcleo gestor sobre a quantidade de faltas do veículo escolar ocorridas em 2017. "Ao todo, foram 47 ausências até agosto. Isso equivale a dois meses e 4 dias letivos", disse Gilliard lamentando o prejuízo que esses alunos terão no final do ano.

O município de Tauá possui uma frota própria de 23 ônibus e micro-ônibus escolares e 30% estão fora uso por falta de manutenção ou problemas mecânicos.

Com o Programa Rotas do Saber(transporte de alunos), o Sebrae deu à Tauá o Prêmio Prefeito Empreendedor em 2016.

Ônibus escolares parados há vários dias na Av. Chermon Alves em frente a Oficina Só Diesel.

Fotos: WhatsApp