Seca: Governo Federal reconhece situação de emergência em Quiterianópolis e Pentecoste

Publicado em: 25/09/2018 18:21:06
Tag(s): Situação, Emergência, Municípios, Ceará.
Categoria:
Clique para Ampliar

Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, reconheceu situação de emergência por causa da seca em dois municípios do Estado do Ceará.

De acordo com a publicação, em Quiterianópolis e Pentecoste, o quadro de seca foi configurado nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre - FIDE.

Garantia Safra 

Os agricultores do município de Quiterianópolis não terão direito ao pagamento do Garantia Safra 2017/2018, porque a Prefeitura não efetuou o pagamento, confirmando a adesão ao programa.

A reportagem procurou a gestão municipal por intermédio do assessor de comunicação Cícero Lacerda, que contactou com o Secretário de Governo, Epaminondas Bezerra. Ele explicou que "a Prefeitura de Quiterianópolis não aderiu ao Garantia Safra (GS) 2017/2018, porque nas safras 2015/2016 e 2016/2017,  o Município aderiu ao programa, em tempo hábil, pagou todas as parcelas rigorosamente em dia, além de cumprir com outros critérios do GS, como envio de laudos que atestam a perda na safra e apesar do Município ter constatado a quebra na colheita superior a 50%, os agricultores não receberam as parcelas, referentes a nenhuma das edições do programa". 

O Garantia Safra paga R$ 850,00 aos agricultores cadastrados, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00.

Clique Aqui e veja a Portaria do Governo Federal