Pronatec/Funece oferta vagas para cursos técnicos do MedioTec em Tauá

Publicado em: 14/02/2019 21:54:47
Tag(s): Cursos, MedioTec, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

O Pronatec/Funece está selecionando alunos para novas turmas MedioTec. Serão abertas nove turmas de cursos técnicos, beneficiando jovens de seis municípios: Gerência de Saúde (Tauá), Comércio (Tauá, Itapipoca e Crateús), Contabilidade (Jaguaribara, Jaguaretama, Itapipoca e Crateús) e Enfermagem (Canindé). Cada turma oferta 25 vagas.

Podem se inscrever para os cursos alunos matriculados em escolas públicas cursando o 2º ano do Ensino Médio, a partir de 16 anos e com disponibilidade para estudar no contraturno. A prioridade é para estudantes dependentes do Bolsa Família.

A pré-matrícula deve ser realizada entre os dias 15 e 28 de fevereiro, na secretaria da escola em que o aluno estuda. A matrícula pode ser confirmada nas unidades de ensino onde acontecerão os cursos (confira tabela abaixo). Os alunos devem apresentar cópia de CPF e RG, comprovante de residência, declaração da escola de que o aluno está matriculado no 2º ano do Ensino Médio e cópia do cartão do Bolsa Família.

Os cursos de Comércio e Contabilidade têm carga horária de 800 horas/aula, enquanto Enfermagem e Gerência de Saúde oferecem 1.200 horas/aula. As aulas terão início em 18 de março.

Seminários de apresentação

Nesta semana, nas cidades que receberão as aulas a partir de março, estão sendo realizados seminários de apresentação Pronatec/MedioTec, dos cursos que serão oferecidos e suas respectivas carreiras.

Na terça-feira (12/02), na EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca, houve apresentação dos cursos técnicos em Comércio e Contabilidade para alunos de escolas públicas do município.

Estiveram à frente do Seminário o coordenador regional do MedioTec, professor Francisco Furtado; o coordenador local professor Itamar Marques; e a coordenadora da CREDE 02, professora Janice Carneiro.

De acordo com o professor Furtado, foi demonstrando todo o fluxo organizacional e funcionamento do MedioTec para coordenadores, professores e alunos do ensino médio das escolas públicas de Itapipoca.

Nesta quarta-feira (13/04), foi realizado seminário na EEM Imaculada Conceição, no município de Jaguaretama. O coordenador regional de Limoeiro do Norte, professor João Rameres, informa que o Liceu de Jaguaribara receberá o seminário nesta quinta-feira (14/04). As duas cidades vão receber o curso técnico em Contabilidade.

Também ontem(13/02) ocorreu o seminário de profissões em Crateús, conforme informou a coordenadora regional do município, professora Liezelotte Rezende. A cidade será contemplada com os cursos técnicos em Contabilidade e em Comércio.

Nesta sexta-feira (15/02) será a vez do município de Canindé receber o seminário de apresentação do curso técnico em Enfermagem, segundo informa o coordenador regional de Quixadá, professor Vilarin Barros. O encontro será no Colégio Estadual Paulo Sarasate, às 18h.

Já o coordenador regional de Tauá, professor Isaías Batista, informa que no próximo dia 20 de fevereiro, nos turnos manhã e tarde, haverá seminário de profissões na Escola Dorinha Cidrão. Na ocasião, serão compartilhadas informações dos cursos técnicos em Gerência de Saúde e Comércio.

Sobre o Pronatec/MedioTec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) foi credenciada, em 2014, por meio de sua Unidade de Educação Profissional (Unep), para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas, distribuídos em 13 eixos tecnológicos.

Em 2017, a Funece aderiu o MedioTec, que visa a oferta de cursos técnicos simultâneos ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino. O objetivo é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, já esteja inserido no mercado de trabalho. O Governo Federal financia o curso e oferece assistência de alimentação e transporte.