Programa Água para Todos inaugura poços profundos em Tauá

Publicado em: 23/05/2013 20:29:21
Tag(s): Poços, Inauguração, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará está entregando 176 poços recuperados e instalados chafarizes e/ou dessalinizadores para atender as comunidades afetadas pela estiagem no interior do Estado. Os equipamentos irão garantir água para consumo humano ou para animais nos 6 municípios beneficiados nesta primeira etapa. Antes da recuperação desses poços, era necessário que o morador buscasse água em localidades distantes.

O investimento para a execução das ações de recuperação foi de R$ 5 milhões oriundos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. A CEDEC prevê a recuperação de outros 761 poços nas fases seguintes do projeto.

Os municípios beneficiados com os primeiros 176 poços são: Canindé (52 poços, sendo 15 com dessalinizador e 37 poços com chafariz), Hidrolândia (oito poços, sendo dois com dessalinizador e seis poços chafariz), Ibaretama (sete poços, sendo dois com dessalinizador e 5 poços chafariz), Salitre (31 poços, sendo cinco com dessalinizador e 26 poços chafariz), Santa Quitéria (22 poços, sendo 2 com dessalinizadores e 20 poços chafarizes) e Tauá (55 poços chafariz).

Em Tauá, a inauguração simbólica acontecerá nesta sexta-feira, 24, às 9h da manhã na Localidade de Caiçara dos Nogueiras, no Distrito de Carrapateiras, com a participação do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. Tavares, técnicos da S.D.A, Comdec e Prefeitura de Tauá. O poço instalado na localidade tem uma vazão de 4 mil lts/h, com água potável e atendendo à dezenas da famílias.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Orlando Barros, dos 55 poços perfurados, 49 já foram instalados e os demais estão em processo de instalação.

A Prefeitura de Tauá firmou parceria com o DNOCS para a perfuração de 100 poços profundos e o trabalho já foi iniciado com a primeira etapa de 25 comunidades que estão sendo atendidas.