Prefeitos de Caucaia, Iguatu, Novo Oriente, Itaiçaba e Barro se filiam ao PSD durante convenção estadual

Publicado em: 08/06/2019 11:40:43
Tag(s): Filiação, Prefeitos, Convenção, PSD, Ceará.
Categoria:
Clique para Ampliar

Os prefeitos, Naumi Amorim(Caucaia), Ednaldo Lavor(Iguatu), Vanaldo Moura(Novo Oriente), José Enarco(Itaiçaba) e José Marquinélio(Barro), assinaram ficha de filiação ao PSD durante a convenção estadual realizada na manhã desta sexta-feira, 07, no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Naumi Amorim, Prefeito de Caucaia, troca o PMB pelo PSD

Prefeito de Novo Oriente, Vanaldo Moura teve ficha de filiação abonada por Kassab e Domingos Neto

Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, também se filiou ao PSD

A solenidade foi prestigiada pelas principais lideranças políticas do Estado e do país, dentre elas, o Senador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente nacional do partido Gilberto Kassab, e membros da Executiva Nacional do PSD, ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ex-deputado federal de Goiás Vilmar Rocha, Presidente nacional da UGT Ricardo Patah, além de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças, deputados estaduais e federais.

O trabalho de articulação que garantiu o ingresso dos prefeitos na sigla, foi realizado pelo ex-vicegovernador Domingos Filho, presidente de horna do PSD.

As deputadas, Patrícia Aguiar e Érika Amorim, que integram a bancada do partido na AL também participaram e foram muito saudadas pelas lideranças.

O ex-deputado Eudoro Santada representou seu filho, o Governador Camilo Santana, que antes da convenção recebeu no Palácio, as lideranças nacionais e estaduais do PSD.

O Presidente do DEM, Chiquinho Feitosa também prestigiou a convenção, juntamente com o prefeito de Tauá, Fred Rêgo.

Os prefeitos, Ramilson Moraes(Aiuaba), Valdi Coutinho(Independência), que são filiados ao partido na Região dos Inhamuns, também prestigiaram a convenção. Também esteve presente, o prefeito de Quiterianópolis, Dr. Barreto, que poderá se filiar ao partido nos próximos meses.

Discursos

O senador Cid Gomes externou em seu pronunciamento, o "desejo" de manter a aliança com o PSD no Ceará, comandado pelo deputado federal Domingos Neto. "A gente constrói alianças a partir de solidariedade, de gestos feitos em conjunto. O PDT deseja estabelecer relação muito próxima nessas eleições municipais".

Já o prefeito Roberto Cláudio evitou falar da sucessão em 2020, mas fez questão de ressaltar a "amizade" com o grupo político de Domingos Neto. Também estavam presentes o pai do parlamentar, o conselheiro em disponibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Domingos Filho, e a mãe, a deputada estadual Patrícia Aguiar.

"Honestamente, não tenho falado nada de sucessão com os aliados, isso é uma conversa para o próximo ano. Eu vim aqui porque são amigos pessoais e fazem parte do nosso Governo, são aliados", disse o pedetista.

Domingos Neto, por sua vez, ressaltou a aliança que o partido mantém com o grupo governista do PDT. "Evidente que nós vamos discutir até o fim sobre essa questão, tentando ponderar com o partido nossa decisão, (mas) tem mais de um ano pra isso. Reforma da Previdência, Orçamento da União, isso é prioridade no momento", tergiversou.

Domingos Filho destacou a animação da militância do PSD no interior do Estado e disse que o partido vai buscar ampliar seus quadros para fazer a boa política.

Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, há uma resolução do partido para lançamento de candidatura própria nas capitais e em municípios com, no mínimo, 100 mil eleitores, mas existem "ressalvas". "Conforme a demanda das direções locais, as exceções poderão ser analisadas pela direção nacional. A regra é termos candidatura própria, mas sempre haverá um bom entendimento".

Com informações do Blog do Wilrismar/Diário do Nordeste