PPA: Governo do Estado realiza encontro regional em Tauá

Publicado em: 10/06/2019 17:51:22
Tag(s): Oficina, PPA, Governo do Estado, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, realiza nesta terça-feira, 11, em Tauá, o encontro regional de planejamento participativo para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que direciona as ações e as políticas do Estado até 2019 e orienta a formulação do PPA.

O evento acontecerá a partir das 8h da manhã no auditório da Escola Profissionalizante Monsenhor Odorico de Andrade e reunirá todos os segmentos da comunidade tauaense, especialmente as associações comunitárias e poderes constituídos, que poderão apresentar demandas que nortearão os investimentos do Estado para os próximos 4 anos.

Representações dos municípios de Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Parambu e Quiterianópolis, foram convidados para o encontro.

Participação popular

De acordo com o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, toda a metodologia foi desenhada para que as pessoas indiquem as áreas que estão funcionando adequadamente na região e também sugiram mudanças onde consideram necessário. “A condição básica para construir o planejamento é a participação cidadã. Se o governo trabalha para a sociedade, então a gente tem que trazê-la para dentro da gestão. Isso porque construir com a colaboração das pessoas é muito mais efetivo, no sentido da implantação das políticas públicas, do que apenas ouvindo as entidades e os órgãos da administração do Estado”, pontuou o coordenador.

O PPA estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas de médio prazo para a Administração Pública Estadual, por um período de quatro anos, iniciando-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do Executivo e terminando no primeiro exercício no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.

As diretrizes contidas no PPA precisam ser fruto de um processo amplo de participação popular, que abranja todas as Regiões de Planejamento do Estado. Para isso, o Governo está realizando quatorze Encontros Regionais, com intuito de, junto à população definir as instruções que serão norteadoras do PPA. O primeiro encontro foi realizado em Tianguá, no último dia 04 de junho.

No ano passado, mais de 1.200 pessoas participaram em todo o Estado, contribuindo com opiniões, sugestões e ideias sobre como podemos melhorar o Ceará.