Parambu festeja 63 anos de emancipação política

Publicado em: 15/09/2019 20:17:24
Tag(s): Aniversário, Emancipação Política, Parambu.
Categoria:
Clique para Ampliar

Neste domingo, 15, o Município de Parambu comemora 63 anos de Emancipação Política. A data vem sendo festejada há uma semana com a realização de uma programação diversificada, que envolveu a população da sede e interior.

História

Chamada inicialmente São Pedro da Cachoeira e Cachoeirinha, sucessivamente. Suas origens remontam ao Século XVIII, tendo como refêrencia a edificação da primitiva capela, cujo patrimônio teve como doador Enéas de Castro (1772). Dessa capela e fixação de novos gergamentos, gerou-se a povoação, se bem que em ritmo lento e de progresso igualmente ronceiro.

O Distrito criado com a denominação de São Pedro da Cachoeirinha, pela lei estadual nº 2677, de 02-08-1929, com terras desmembradas do distrito de Marrecas, subordinado ao município de Tauá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Pedro da Cachoeirinha, figura no município de Tauá.

Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Cachoeirinha passou a denominar-se Parambu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Parambu, figura no município de Tauá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Parambu, pela lei estadual nº 3338, de 15-09-1956, desmembrado de Tauá. Sede no antigo distrito de Parambu. Constituído de 2 distritos: Parambu e Cococi, ambos desmembrado de Tauá. Instalado em 14-09-1957.  

Pela lei estadual nº 3858, de 17-10-1957, desmembra do município de Parambu o distrito de Cococi. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 7 distritos: Parambu, Cococi, Gavião, Miranda, Monte Sion, Novo Assis e Oiticica.

Segundo estimativa do IBGE divulgada no mês passado, Parambu atualmente possui uma população de 31.521 habitantes.

Festejos

Ao longo da semana, foram realizados desfiles, festival de violeiros, festa do Mel, Dia D da Leitura, competições esportivas, festas populares e o Louva Parambu.

Hoje(15), haverá a abertura do Campeonato Parambuense, a partir das 15:45h, no Estádio Noronhão, entre as equipes da Beleza x Amigos.

Já às 19h, será celebrada Missa Solene na Igreja de São Pedro.

Parambu cresce

O município vem experimentando um forte crescimento ao longo dos últimos anos, iniciado a partir da gestão então prefeito e hoje Dep. Federal Genecias Noronha, que viabilizou grandes investimentos, especialmente na área de infraestrutura, melhorando a qualidade de vida dos parambuenses.

Prefeito Filho Noronha acompanha obras em Parambu

Dep. Federal Genecias Noronha é o grande responsável pelos investimentos em Parambu