Iniciada a campanha de multivacinação para atualizar caderneta das crianças e adolescentes

Publicado em: 12/09/2017 07:39:29
Tag(s): Campanha, Multivacinação, Ceará, Inhamuns.
Categoria:
Clique para Ampliar

Começou nesta segunda-feira, 11,, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. O alvo da campanha, que prossegue até 22 de setembro, com o dia de mobilização nacional no sábado, 16 de setembro, é a população de crianças e adolescentes até 14 anos. A estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Durante a campanha serão oferecidas as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. São 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes. Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. No ano passado, 252.606 crianças na mesma faixa etária atenderam ao chamado da campanha comparecendo aos postos de vacinação e 124.818 receberam doses de vacinas.

Dia D nos Inhamuns

A Coordenadora da 14ª CRES, Dra. Dulce Feitosa, conclamou aos pais para levarem seus filhos às unidades de saúde e anunciou que o Dia D da campanha acontecerá no sábado, dia 16 de setembro, nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Tauá e Parambu. Ela considerou que os índices de cobertura vacinal nesses municípios precisa melhorar.