Inaugurado o BP Raio de Maracanaú

Publicado em: 24/09/2017 17:09:02
Tag(s): Inauguração, BP Raio, Maracanaú.
Categoria:
Clique para Ampliar

O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu neste sábado, 23, uma base fixa do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Foi o primeiro do Ceará com população acima de 50 mil habitantes a receber a ampliação na segurança – após a primeira fase de interiorização, que instalou bases em nove cidades-polo.

São mais 56 policiais nas ruas, espalhados em seis equipes, com suporte de novas 24 motos e duas viaturas – somando mais de R$ 2 milhões em investimentos. No próximo sábado (30), o município de Caucaia será contemplado com o reforço.

“(O BPRaio) é uma equipe especializada no combate ao crime e que tem mobilidade de entrar em área que, às vezes, a viatura não entra. E isso tem possibilitado uma redução muito significativa de homicídios e crime nas cidades onde o batalhão já foi implementado”, destacou o governador durante o evento.

Na cerimônia, o chefe do Executivo também sublinhou o desafio nacional de combate à violência e criminalidade. “Um grande desafio, hoje, de qualquer gestor, é o problema da violência, da segurança pública. Estamos pagando um preço muito caro pelo País não ter construído uma política nacional de segurança”, argumentou. E enfatizou: “Enquanto não há uma pactuação nacional, com envolvimento da Justiça, nós, aqui do Ceará, estamos investindo em novas viaturas, em tecnologia, em inteligência, em concurso público. Estamos fazendo a nossa parte para garantir segurança à população cearense”.

As bases exclusivas nas cidades com mais de 50 mil habitantes fazem parte da segunda fase de interiorização do BPRaio. A primeira fase consistiu na centralização dos batalhões nas nove macrorregiões do Estado: Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Governador anuncia duplicação do Raio em Fortaleza

O governador também antecipou que as equipes serão duplicadas em Fortaleza a partir do próximo mês de outubro. Atualmente com um efetivo de 503 policiais militares e 350 motos, a Capital terá, até março de 2018, 1.006 agentes e 700 motos, além de seis viaturas.

Sites: Governo do Estado/G1-CE