Governador anuncia pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores estaduais

Publicado em: 14/06/2017 18:57:57
Tag(s): Bate papo, Facebook, Governador Camilo Santana.
Categoria:
Clique para Ampliar

O governador Camilo Santana revelou que a primeira parcela do 13º salário dos servidores do Estado será paga em 6 de julho. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo pelo Facebook. 
  
Conforme o secretário da Fazenda, Mauro Filho, serão liberados R$ 410 milhões. A medida vai beneficiar 162 mil servidores, segundo a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).
 
“Em 6 de julho vamos pagar o 13º salário dos servidores do estados do Ceará. É a primeira parcela para que você possa desfrutas das suas férias”, disse Camilo. 
 
“O Estado mantém a estabilidade e o rigor no pagamento dos servidores. É o único que tem calendário pré-definido até o final do ano. E que, portanto, assegura o pagamento regular da folha, férias, 13º salário. Com isso, auxilia o planejamento dos gastos dos servidores ao mesmo tempo em que incrementa o comércio e a geração de empregos”, afirmou Mauro Filho.  
 
Bate papo no Facebook
 
O bate-papo, assim como na última terça-feira (6), aconteceu em meio à agenda do chefe do Executivo em Brasília. Juntamente com os governadores dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Camilo Santana foi tratar de assuntos relacionados à transposição do Rio São Francisco, em reunião com a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia. “Vamos fazer um apelo forte para a ministra para que ela possa atender a esse pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e autorizar, de imediato, o início das obras, fundamentais para o abastecimento desses estados”, antecipou. 

Uma das extensões da obras em questão é o trecho entre Jati (Ceará) e Salgueiro (Pernambuco), paralisado há pouco mais de um ano. “A licitação foi judicializada, porque a primeira colocada foi descredenciada, assim como a segunda; e chamaram a terceira. As duas primeiras entraram na Justiça contra a decisão do resultado. A AGU recorreu ao STF, solicitando uma liminar para suspender a decisão que proíbe o início das obras”, explicou o governador. 

Durante a transmissão, Santana também negou a extinção do Ronda do Quarteirão, tema que foi colocado por Clécio Rodrigues. “Essa informação está equivocada. O que estamos fazendo é integrando as polícias do Ceará. Não vamos ter mais aquela divisão dentro da polícia. E estamos aumentando o efetivo”, esclareceu. 

Ele destacou, também, a realização, do Governo do Ceará, do maior concurso para a Polícia Militar. “Foram chamados 1.400 homens, que já estão na academia. Convoquei, em maio, outros 1.400 agentes. Foi feito concurso para a Polícia Civil. Deverei chamar mais agentes ainda neste ano, parte da estratégia da segurança pública do Estado”.

Outro questionamento feito ao governador foi o de Henrique Brito. O cidadão perguntou ao chefe do Executivo se o Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste, em Fortaleza, será aberto para a população. "Com certeza, Henrique. A parte física do prédio já foi concluída, realizando, inclusive, alguns eventos importantes no equipamento. Estamos só aguardando as certificações para receber as delegações. Queremos fazer do CFO um espaço não só para treinar atletas, mas abrir para a população”, respondeu Santana.

No vídeo, o governador também lembrou a população sobre a inauguração, no fim deste mês, do aeroporto internacional de Jericoacoara. O equipamento, ele afirma, vai fomentar o turismo, e a consequente geração de emprego,  no Litoral Norte cearense. 

Balanço da semana

A semana que passou foi de intensa atividade, conforme destacou o governador. Foi entregue, por exemplo, a Barragem do Rio Cocó, equipamento que vai conter o excedente de água no período mais intenso de chuva na Capital, evitando alagamento em bairros vulneráveis ao longo do rio. Santana também lembrou de duas estradas importantes na região jaguaribana que foram requalificadas: a CE-138 e a CE-269. Além disso, o chefe do Executivo recordou da inauguração de uma Escola Estadual de Ensino Médio em Cruxati, em Itapipoca, entre outras ações. 

Veja a transmissão na íntegra aqui.

Sites: O Povo Online/Governo do Estado