Fundação Edson Queiroz doa R$ 90 mil para o Museu Regional de Tauá

Publicado em: 20/02/2014 23:22:21
Tag(s): Doação, Fundação Edson Queiroz, Museu Regional, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

A Fundação Bernardo Feitosa recebeu uma doação inesperada do Chanceler Airton Queiroz, Presidente da Fundação Edson Queiroz, durante encontro esta semana em Fortaleza com a Prefeita, Patrícia Aguiar e o Vice-governador Domingos Filho, por ocasião de uma visita feita por alunos de Escolas Municipais de Tauá, que tiveram sua primeira experiência com o universo da arte, ao conhecerem as exposições "Trajetórias - Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz" e a "XVII Unifor Plástica", no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Após percorrer as dependências da Universidade de Fortaleza e assistir a apresentação dos alunos da Escola de Música de Tauá, o Vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, fez a entrega de um cheque no valor de R$ 90 mil, para a Fundação Bernardo Feitosa adquirir uma casa para aumentar o espaço do museu. O cheque foi entregue a Dra. Fátima Feitosa, filha de D. Dolores Feitosa.

A doação foi motivada pela visita do chanceler ao município de Tauá no mês de novembro passado, quando assinou um Termo de Cooperação Técnica entre a UNIFOR e a Prefeitura. Naquela ocasião, Airton Queiroz visitou vários locais da cidade, dentre os quais, o Museu.

Com a doação, a Fundação Bernardo Feitosa já comprou uma casa que estava à venda em frente ao Museu. A reforma já foi iniciada e no prédio irá funcionar a administração do Museu.

Veja a entrevista com a Presidente da FBF, D. Dolores Feitosa.

 

Leia a reportagem do Jornal Diário do Nordeste sobre a visita de estudantes de Tauá à Universidade de Fortaleza:

Alunos de três escolas públicas de Tauá tiveram ontem a sua primeira experiência com o universo da arte, ao conhecerem as exposições "Trajetórias - Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz" e a "XVII Unifor Plástica", no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A visita dos discentes às duas exposições faz parte de umas das atividades pertinentes ao termo de cooperação firmado, em novembro do ano passado, entre a Prefeitura de Tauá e a instituição de ensino.

Enquanto observavam às obras de arte e ouviam atentos as explicações dos monitores, os amigos Paulo Henrique Oliveira e Lívia Melo, ambos da Escola Amâncio Cordeiro Júnior, revelaram estar impressionados com o que viam na exposição.

"Essa experiência é muito diferente. Ainda bem que existe esse convênio. Esperamos que outras atividades apareçam para a gente", ressaltaram.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Maria do Livramento, Elizabete Caracas, a visita dos alunos à Unifor é uma oportunidade única de conhecer outras realidades educacionais. "Percebi que eles estão bem impressionados com essa experiência, que eu considero importante. Muitos até já falam que querem estudar aqui na Unifor".

A professora da Escola Tereza Aragão Serra, Naiana Rodrigues, avalia que o termo de cooperação entre a Unifor e a Prefeitura de Tauá vem somar os esforços da instituição e do poder municipal para a melhoria de vida de crianças e jovens. "Vejo esta oportunidade ímpar como um grande aprendizado para meus alunos seja na questão da arte, seja também na questão cultural e tantas outras áreas envolvidas no pacto", avaliou.

De acordo com a técnica da Secretaria de Educação do município de Tauá, Marta Valéria Lima Mota, para esta primeira visita foram escolhidas as escolas que apresentaram à Prefeitura os melhores projetos, ano passado, sobre o meio ambiente e cultura. "Nossa intenção é que mais visitas destas ocorram, dentro deste convênio de cooperação para que possamos privilegiar as demais escolas do município".

Além dos alunos, outras pessoas também fizeram parte da comitiva de Tauá na visita à Unifor: os técnicos da gestão municipal e membros da Orquestra Sanfônica da Escola de Música Municipal Professora Leolina Maciel Feitosa e Castro. O grupo, inclusive, fez uma apresentação com alguns integrantes da Camerata da Unifor, no Teatro Celina Queiroz.

A Reitora da Unifor, Fátima Veras, esteve presente à apresentação da Orquestra Sanfônica e destacou que o convênio de cooperação é uma ação relevante tanto para a Unifor quanto para a Prefeitura de Tauá. Segundo ela, além da visita dos alunos à Unifor, outras iniciativas já estão em andamento, inclusive na área da saúde.

Acompanhada do vice-governador Domingos Filho, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, também prestigiou a apresentação da Orquestra Sanfônica e da Camerata da Unifor. "O pacto de cooperação deixará um legado para todos os moradores da cidade. É uma transferência de conhecimento que também tem a ver com ações de políticas públicas", disse a gestora municipal.

Convênio

O termo de cooperação técnica firmado em novembro passado funciona como um intercâmbio entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Tauá. A iniciativa visa, dentre outras ações, desenvolver pesquisas nas áreas de saúde, educação, cultura e tecnologia da informação, tendo como foco a capacitação e o compartilhamento de experiências.