Festival Cultural acontece essa semana nos Municípios dos Inhamuns

Publicado em: 27/05/2013 07:47:07
Tag(s): VII Festival dos Inhamuns
Categoria:
Clique para Ampliar

Arte, música, cultura e diversão animaram o sertão cearense no final de semana por meio da sétima edição do "Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Arte de Rua", que começou na sexta-feira passada neste município. E a partir de hoje começa a percorrer os polos pelos municípios da região e nos distritos.

Em todas as apresentações, sempre há a marca da graciosidade do humor leve e renovador, arejado por jovens comprometidos com a arte e também com um povo receptivo de alegre.

E para os organizadores não será diferente, quando, a partir das 18h no assentamento de Mucuim, aqui em Arneiroz acontece a abertura das comemorações dos 10 anos do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária com o grupo de teatro Carrapicho, do assentamento Todos os Santos (Canindé/CE). Encerra a programação a Companhia Cultural Cirandús, do município de Janduíns (RN). A organização estima um público de 25 mil pessoas durante o evento.

O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua vai até o dia 1° de junho nos municípios de Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina. É uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz - Arte Jucá e tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceara através da Secretaria da Cultural, patrocínio da Caixa, Banco do Nordeste, BNDES, Fundação Nacional de Artes - Funarte, através do Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, Ministério da Cultura, Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

Conforme Robson Cavalcante, produtor do evento, o Festival dos Inhamuns é esperado o ano inteiro pela população de Arneiroz e da região. "Aqui o pessoal já tem uma relação estreita com o Festival, que mobiliza grande parte da população em torno da arte. É o maior evento da cidade e todos se envolvem", destaca.

Amanhã a festa da arte acontecerá no município de Catarina, em frente à sede da prefeitura, com as apresentações dos grupos Juká de Teatro - Arneiroz (19h), Mágico Tilim - Fortaleza (19h45), Robertinho do Chicote - Fortaleza (20h20), e Duo Morales do Rio de Janeiro (21h).

Na quarta-feira é a vez do município de Parambu receber a programação do Festival com as apresentações da companhia Epidemia de Bonecos (Fortaleza/CE), Mágico Tilim (Fortaleza/CE), Latin Duo (ARG) e Circo Nosotros (Itanhaém/SP). As performances começam a partir das 19horas.

Ainda na quarta-feira, em Quiterianópolis, a partir das 19h, na Igreja Matriz, tem as apresentações da companhia Talagadá (Itapira-SP), Lona Preta (SP), Palhaço Colorau (Fortaleza) e Pato Mojados (Argentina).

Na quinta-feira, o festival desembarca em Tauá com a programação se estendendo até o dia 1° de junho. Destaques para a Companhia Enviezada do Rio de Janeiro, Inventivos (SP), Baltazar (BEL), Tato Criações Cênicas (Brasília/Curitiba), Palhaço Tomate (SP) entre outros.

Em cada apresentação, há também um clima de confraternização entre artistas brasileiros e estrangeiros. A receptivamente do público, no entanto, não faz distinção seja qual a origem de quem se apresenta, destacando a alegria e a arte de emocionar, comover e fazer gente de todas as idades.

Diário do Nordeste