Estudante tauaense é premiada em Portugal

Publicado em: 06/05/2016 19:05:01
Tag(s): Premiação, Estudante, Tauaense, Portugal, IFCE, Iguatu.
Categoria:
Clique para Ampliar

A estudante Anna Ysis Pedrosa, do campus de Iguatu do IFCE, que faz intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, foi premiada na competição “Pensamento Criativo” (Creative Thinking), que estimula o desenvolvimento de ideias inovadoras. A aluna ficou em terceiro lugar na disputa, que ocorreu naquela instituição estrangeira, sendo a única brasileira a ser certificada.

Todos os alunos são livres para participar da iniciativa. Eles participam individualmente ou em grupo de, no máximo, três pessoas, devendo apresentar uma ideia inovadora em sua área. Precisam mostrar como ela pode se tornar sucesso na prática, dando possibilidades de implementação de sua inovação na vida real. Uma comissão de avaliadores elege as melhores, que recebem certificado com validade internacional.

Na competição, Anna Ysis apresentou o "Projeto Mudas", ação que ela já vinha desenvolvendo no campus de Iguatu, no time Enactus, do qual ela fazia parte. O projeto oferece assistência e desenvolve tecnologia social, por meio do uso de microaspersores produzidos a partir de palitos de pirulito, prego e arame, para compor um sistema de irrigação de baixo custo e atender comunidades rurais nos municípios da região centro sul cearense. 

Para a estudante do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, participar da competição, e ainda sair premiada, foi muito gratificante. "Durante a competição mostrei aquilo que o IFCE me proporciona, me dá a oportunidade de realizar. Foi muito importante essa premiação, pois é um certificado internacional", comentou.

Anna é uma das alunas beneficiadas com o programa IFCE Internacional, que tem por objetivo a internacionalização do instituto, bem como oferecer oportunidades de expansão do conhecimento para alunos fora do País. As seleções são anuais e os inscritos devem preencher requisitos como boas notas; ter cursado no mínimo o primeiro semestre ou estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso no período anterior a viagem.

Luís Carlos de Freitas e Rebeca Casemiro - Reitoria