Defensoria Pública disponibiliza atendimento gratuito e debate Orçamento Participativo em Tauá

Publicado em: 25/06/2019 18:58:56
Tag(s): Defensoria Pública, Atendimento, População, Debate, Orçamento Participativo.
Categoria:
Clique para Ampliar

A Região dos Inhamuns é o próximo destino da Defensoria em Movimento. Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, a partir das 9h, o  caminhão itinerante da Defensoria Pública do Estado do Ceará estará na Vila de Vera Cruz, no Distrito de Inhamuns, a 40km da cidade de Tauá.

O programa é reconhecido pela prestação de assistência jurídica gratuita e orientação sobre educação em direitos. Demandas como pensão alimentícia, divórcio, guarda, regulamentação fundiária, correção de nome no registro civil e direitos do consumidor são algumas das mais registradas pela Defensoria em Movimento.

De acordo com o defensor público Eduardo Villaça, assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, além do compromisso de aproximação da instituição com comunidades mais vulneráveis, a Defensoria em Movimento serve para reforçar o avanço institucional a cada atuação. “Ao longo desses anos em que tivemos o suporte do projeto Defensoria em Movimento, tivemos um desenvolvimento institucional muito grande, que também representa um ganho sem precedentes para a população cearense. A cada atuação do projeto temos a oportunidade de trocar com a sociedade e que pode conferir mais de perto os serviços da Defensoria”.

O projeto Defensoria em Movimento já beneficiou mais de 13 mil pessoas. A ação itinerante já percorreu mais de 13 localidades, entre bairros da periferia de Fortaleza e municípios do interior. Os defensores públicos atuam próximo à comunidade, realizando as ações de educação em direitos e assistência jurídica gratuita à população.

Serviço:
Defensoria em Movimento – Vila de Vera Cruz
27 de junho – 9h

Tauá: Orçamento Participativo em debate

 

Já na sexta-feira, 28, a partir das 9h da manhã, acontecerá uma reunião ampliada da Defensoria Pública que leva aos moradores da região uma oportunidade de diálogo e de debate com os defensores públicos sobre questões relativas a garantia de direitos. A atividade faz parte da programação do Orçamento Participativo e acontece na Igreja Nossa Senhora das Graças, na rua Fausto Barreto, s/n – Alto Brilhante.

O defensor público e assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, Eduardo Villaça, fala sobre a necessidade e possibilidade de ouvir a população de uma região e ressalta: a importância do “momento partilhado por diversas pessoas, lideranças e comunidade: na construção e solidificação da presença da Defensoria na Região dos Inhamuns”.

Titular na Defensoria Pública em Tauá, o defensor público Antônio Lopes Filho espera a presença das comunidades e a participação dos moradores. “Estamos divulgando nas rádios, informando durante os atendimentos e nos comunicando com representantes de comunidades, então esperamos uma grande presença”, diz o defensor. Ele ressalta que “a reunião é uma oportunidade também para a população dos municípios vizinhos, pois, na região dos Inhamuns, Tauá é a única cidade que conta com os serviços da Defensoria. Diante disso, a população terá a oportunidade mostrar a necessidade de nomeações de novos Defensores para consolidar o acesso à justiça quem mais precisa”, afirma.

Reunião Ampliada – Tauá
Igreja Nossa Senhora das Graças, rua Fausto Barreto, s/n – Alto Brilhante (entre a escola Cantinho do saber e Maria Mota Lima)
28 de junho – 9h

Assessoria de Comunicação