Carnaval: Mangueira vence no RJ e Império da Casa Verde é campeã em SP

Publicado em: 10/02/2016 21:02:43
Tag(s): Apuração, Carnaval, RJ, SP, 2016.
Categoria:
Clique para Ampliar

Numa disputa muito acirrada, decidida apenas no último quesito - alegorias e adereços -, a Mangueira foi eleita a grande campeã do Grupo Especial do carnaval carioca. Com o enredo "Maria Bethânia, a menina dos olhos de oyá", a escola leva seu 19º campeonato, com 269.8 pontos. Em segundo lugar ficou a Unidos da Tijuca (269,7) e, em terceiro, a Portela (269.7). Além das três escolas, Salgueiro (269.5), Beija-Flor (269.3) e Imperatriz (269.2) voltarão à Sapucaí no Sábado, a partir das 21h30m. A Estácio, com 265 pontos, não conseguiu se manter no Grupo Especial e, ano que vem, voltará à Série A.

A apuração do desfile do Grupo Especial começou às 17h no Sambódromo, mobilizando torcedores que foram à Marquês de Sapucaí e às quadras. A do Salgueiro - que até quase o fim da leitura das notas tinha a maior pontuação, mas terminou a disputa em quarto lugar -, ficou tomada por torcedores desde o início da tarde, vestidos de vermelho e branco. Eles acompanharam os resultados por meio de um telão. As notas 10 para a agremiação eram recebidas com muito entusiasmo, assim como os décimos perdidos pelas grandes concorrentes, como Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Portela. A todo momento gritavam "Eu acredito" e cantavam o samba-enredo.

Império da Casa Verde leva o título em São Paulo

A Império de Casa Verde é a campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo. O título foi conquistado na tarde desta terça-feira, com a apuração das notas, realizada no hall do Palácio de Convenções do Anhembi, na capital paulista. A vencedora somou 269,4 pontos. Este foi o terceiro título da escola, que tem sede na zona norte de São Paulo. A quadra da agremiação já recebe milhares de pessoas que comemoram mais este campeonato.

— O que decidiu foi o grande trabalho que desenvolvemos há alguns anos — celebrou o carnavalesco Jorge Freitas, que estreou na Império este ano.

A Mocidade Alegre ficou em segundo lugar com 269,1 pontos. Foram rebaixadas as escolas Pérola Negra (264 pontos; 13º lugar) e X9 Paulistana (263,9 e último lugar). No ano que vem, ambas desfilarão no Grupo de Acesso.

Site: Jornal O Globo