Câmara Municipal de Tauá volta às atividades e cria duas CPIs

Publicado em: 06/02/2018 10:27:39
Tag(s): Sessão, Câmara, Tauá.
Categoria:
Clique para Ampliar

A Câmara Municipal de Tauá iniciou nesta segunda-feira, 05, as atividades legislativas do ano de 2018, com a realização de duas sessões e aprovou a instalação de duas CPIs para investigar denúncias de supostas irregularidades praticadas na gestão do prefeito Carlos Windson.

Solenidade de posse da Mesa Diretora

A primeira foi a solenidade de posse dos novos integrantes da Mesa Diretora eleitos no mês de dezembro do ano passado. Assinaram o Termo de Posse, o Presidente Luis Tomaz, a 1ª Vice-presidente Dra. Fátima Veloso, 2ª Vice-presidente Fátima Guedes, 1º Secretário Marco Aurélio e 2ª Secretária Williana Carvalho. A solenidade foi rápida e simples, na ocasião o presidente Luis Tomás agradeceu aos vereadores e lideranças políticas que apoiaram sua candidatura.

Prestigiaram a solenidade, os ex-prefeitos Sousa Bastos e João da Luz, Presidente do PSD de Tauá, Edmilson Bastos, ex-vereador Cleber Guedes, empresário Paulo Jr. representando a CDL, ex-secretária Salete Bonfin, ex-primeira dama D. Leda Bastos, amigos, familiares e populares.

Sessão ordinária

Em seguida, foi realizada a sessão ordinária onde vários temas foram debatidos.

A vereadora Dra. Fátima Veloso, PSD, ocupou espaço na Tribuna da Casa para cobrar da gestão municipal a atualização dos salários dos servidores que estão atrasados há vários meses. Ele reclamou ainda das demissões que vem sendo promovidas pelo prefeito Carlos Windson, falta de atendimento e de insumos nas unidades de saúde, além da perda de recursos oriundos de emendas parlamentares da ordem de R$ 1 milhão para a perfuração e instalação de poços profundos. 

O pronunciamento da vereadora foi aparteado pelos vereadores, Antonio Coutinho, Valdemar Jr., Alaor Mota e Marco Aurélio, que abordaram ainda sobre o abaixo assinado com quase mil assinaturas da população da Vila de Santa Tereza, denunciando a diminuição do atendimento da população nas duas unidades do PSF daquela localidade. Marco Aurélio cobrou o pagamento do incentivo dos agentes de saúde e agentes de endemias que deverá ter sido repassado em 2017 pela Prefeitura e ainda não foi dada nenhuma previsão sobre a liberação do benefício.

Já o vereador Felipe Viana falou sobre a proposta de sua autoria revogando a lei que trata dos subsídios dos vereadores e também cobrou providencias quanto ao pagamento dos salários atrasados do funcionalismo público de Tauá. Segundo ele, o prefeito está violando o Art. 07 da Constituição Federal que estabelece o pagamento em dia dos servidores e acrescentou que o descumprimento da norma deixa o gestor sujeito a sanções. Felipe disse também que os pais de família de Tauá, que trabalham na Prefeitura estão pedido socorro por não estarem recebendo seus salários. Alaor Mota disse que o problema do atraso no pagamento dos salários será resolvido em breve, mas não falou em prazo.

Instalação de CPIs

Ainda na sessão, foram instaladas dias Comissões Parlamentares de Inquérito para apurar várias denúncias de irregularidades na gestão municipal de Tauá. Após várias discussões entre vereadores da situação e oposição sobre a interpretação do Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do Município, foram indicados os membros das duas CPIs.

CPI da Merenda Escolar

A primeira comissão investigará denúncias de possíveis irregularidades da contratação e entrega de produtos da merenda escolar, utilização irregular dos recursos dos 60% do Fundeb, rescisões contratuais e seleções ilegais para a contratação de pessoal na administração direta, (nepotismo), através de suas secretarias e consórcio. O requerimento foi aprovado com 07 votos favoráveis e 06 abstenções.

O vereador Ronaldo Filho foi escolhido Presidente da CPI tendo como relator, o vereador Marco Aurélio e o vereador Antonio Coutinho será o membro.

CPI das Máquinas

A segunda comissão parlamentar pretende apurar quer apurar possiveis irregularidades na contratação de veiculos, máquinas e prestadores de serviços junto ao Município e suas secretarias. O placar foi o mesmo da votação anterior.

A vereadora Fátima Veloso será a presidente, vereador Felipe Viana, relator e vereador Valdemar Junior membro.

Nos próximos dias, as duas CPIs iniciarão as investigações e levantamento das informações.

Assista a sessão!