Aiuaba comemora 63 anos de emancipação neste domingo, 15 de setembro

Publicado em: 15/09/2019 08:24:17
Tag(s): Aniversário, Emancipação Política, Aiuaba
Categoria:
Clique para Ampliar

O município de Aiuaba completa 63 anos de emancipação política neste domingo, 15 de setembro. A programação comemorativa já vem ocorrendo com a realização de competições esportivas, inaugurações, feiras e terá sua culminância com a realização de festas populares.

História

O Município que  tem como referência geográfica o Riacho dos Bois, exatamente no lugar antes conhecido por Campo Alegre. Suas origens datam do Século XVIII, quando por doação o Capitão-Mor Salvador Alves da Silva concedeu ao fazendeiro Lourenço Alves Feitosa várias Sesmarias, das quais constam terras já pertencentes a Ventura Rodrigues de Sousa e Domingos Rodrigues. Essa doação contém a data de 20 de agosto de 1721 e guarda como centro de referência especial uma lagoa onde habitualmente os criadores de gado davam de beber aos seus rebanhos.

Evolução Política

Essa lagoa ou bebedouro comum a todos os fazendeiros localizava-se em territórios vinculado ao então Distrito de Arneiroz, um dos mais antigos redutos da Capitania e politicamente em evidência. Sua desanexação originária e subsequente vinculação ao Município de saboeiro, na categoria de Distrito ocorreu, segundo Resolução Provincial nº 806, de 26 de agosto de 1857.

A elevação do Distrito à categoria de Município segundo Lei nº 3.338, de 15 de novembro de 1956, instalando-se a 22 de outubro do mesmo ano, com a denominação atual.

A área territorial do município é de 2472 km².

Dados do IBGE divulgados no final de agosto desse ano apontam para uma população de 17.339 habitantes.

Igreja

Escassez de documento impede que se faça descrição mais detalhada quanto ao currículo paroquial do Município, sabendo-se apenas que existe Igreja-Matriz e que esta guarda a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio, com subordinação eclesial ao Bispado de Iguatu.

Programação

O prefeito Ramilson Moraes, que administra o município pela terceira vez, e sua equipe administrativa, preparou uma vasta programação, que teve duração de uma semana, para comemorar a principal data do calendário de eventos do município e convida a população da Região dos Inhamuns para prestigiar os festejos.

Várias competições esportivas em diversas modalidades foram realizadas ao longo da semana.

Final do Campeonato Aiuabense de Futebol será disputada na tarde deste domingo, 15 de setembro

Shows

Os shows patrocinados pela Prefeitura, estão acontecendo no Centro de Convenções, situado no Bairro Caiçara, com entrada franca.

Dorgival Dantas e Thullio Milionário são as principais atrações dos festa de aniversário de Aiuaba hoje(15).

Prefeito Ramilson recebeu o prêmio de melhor gestão fiscal do Estado do Ceará, pelo TCE

O Município de Aiuaba, situado na Região dos Inhamuns, ficou em 1º lugar no Índice de Gestão Fiscal do Estado do Ceará, segundo dados apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado, durante o I Seminário Efetividade da Gestão Municipal, realizado nesta sexta-feira, 13, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo a Assembleia Legislativa do Ceará, que reuniu agentes políticos, gestores e servidores públicos, além de representantes da sociedade e da imprensa.

No início do evento, foram apresentadas boas práticas referentes a quatro indicadores. O prefeito de Aiuaba, Ramílson Araújo Moraes, falou sobre sua experiência na área de gestão fiscal, e ganhou aplausos ao contar sobre como administra diante de recursos limitados. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou sobre a dimensão Planejamento. Saúde foi o tema destacado pelo prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor. A Educação de Sobral foi destacada pelo prefeito Ivo Ferreira Gomes, que resumiu 22 anos de ações voltadas ao desenvolvimento da área no Município.

Prefeito Ramilson Moraes apresentou o modelo de gestão fiscal do Município de Aiuaba

I-Fiscal

Com 99 pontos, a gestão de Aiuaba apareceu na primeira colocação entre os 159 municípios participantes. O segundo colocado foi o município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 96 pontos e em terceiro apareceu Quixeré com 95,20 pontos.

O Prefeito Ramilson Moraes disse que estava muito feliz com a conquista porque os índices do TCE mostraram que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas por um município pequeno da Região dos Inhamuns é possível fazer uma gestão equilibrada e comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos. "Esse é um presente ao povo de Aiuaba que está comemorando 63 anos de emancipação política", disse.

Resultado Geral

No resultado geral, Aiuaba aparece na categoria B(Município Efetivo), em 11º lugar, atrás de Fortaleza, Eusébio, Sobral, Maracanaú, Pires Ferreira, Forquilha, Penaforte, Uruoca, Iguatu e Nova Russas, municípios com porte bem maior e receita muito superior.

Convite da Universidade de São Paulo

Um dos representantes USP(Universidade de São Paulo), fez um convite público ao Prefeito de Aiuaba para apresentar o modelo de gestão fiscal implantado no município. A exposição será na sede da universidade, em São Paulo, no próximo mês. 

Clique Aqui e veja os indicadores